CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA MERCEDES


Acessibilidade

História

O povoado de Santa Mercedes, situado no município de Paulicéia, foi fundado em 24 de Setembro de 1.948, pela Empresa Imobiliária Urbanística Maripã Ltda. dos proprietários Alípio Bedaque e Aquiles Neves e que já era distrito de paz. Com sede em Maripã, em 24 de dezembro do mesmo ano, por força da Lei nº 233, posta em execução em 1º de janeiro de 1.949, foi elevado a município na Comarca de Dracena sediado na vila de Santa Mercedes, com território desmembrado do respectivo distrito da sede do município de Tupi Paulista, (ex-Gracianópolis) pela Lei nº 2.456, de 30 de dezembro de 1.953, posta em execução em 1º de janeiro de 1.954. O município de Santa Mercedes pertenceu à Comarca de Lucélia em 1.949, Dracena em 1.954 e Tupi Paulista em 1.

Como município ficou constituído dos seguintes distritos: Santa Mercedes e Terra Nova d’Oeste.

ORIGEM DO NOME DA CIDADE: Na época da fundação do município chamava-se MARIPÃ, todavia, como tinha alguns municípios do Estado de São Paulo com o mesmo nome, houve a proposta de mudança de nome para Santa Mercedes, em homenagem à Senhora Mercedes, nome da esposa do fundador da cidade Sr. Alípio Bedaque.

 LOCALIZAÇÃO – Situa-se na zona fisiográfica do sertão do Rio Paraná, limitando-se com os municípios de Paulicéia, Tupi Paulista, Ouro Verde, Panorama, Nova Guataporanga e São João do Pau d’ Alho

A sede municipal tem a seguinte posição: 21º 21’ de latitude Sul e 51º 45’ de longitude W. Gr.

ALTITUDE – 638 metros (sede municipal).

CLIMA – Quente, de inverno seco com as seguintes variações térmicas: mês mais quente – maior que 30ºC; mês mais frio – menor que 18ºC. Precipitação pluvial variando entre 1.100 a 1.300 mm ao ano.

ÁREA – 168 km².

ATIVIDADES ECONÔMICAS – As principais atividades econômicas do município são a  agricultura e a pecuária. Sendo que atualmente, está se transformando em pólo canavieiro. O município possui também plantio de eucalipto, seringueiras, criação de peixes.

Cidades Vizinhas: Paulicéia – 11 km; Tupi Paulista – 27 km e Panorama – 12 km, Ouro Verde – 18 km, São João do Pau D’alho – 20 km e Nova Guataporanga – 18 km. Com a capital do Estado – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros e Castelo Branco – 675 km; O município é servido pelas Empresas de Viação Regional – Expresso Adamantina e Viagens à Capital – Expresso Prata S/A.

OUTROS ASPECTOS DO MUNICÍPIO – Os naturais do município eram denominados “maripãenses”. Após a mudança do nome do município para Santa Mercedes/SP., os naturais são denominados “mercedenses”

 O município de Santa Mercedes foi o segundo colocado como o Melhor Rodeio do “Troféu de Arena de Ouro” no ano de 2.003. Houveram 06 (seis) Festas de Rodeio, denominadas


AS PERSONALIDADES ILUSTRES E MAIS CONHECIDAS DO MUNICÍPIO SÃO:

RENATO DIRNEI FLORÊNCIO, nascido em 15 de Maio de 1.979, em Santa Mercedes. Foi jogador de grandes clubes, tais como: GUARANI/SP, SANTOS/SP, SEVILHA/ESP, SELEÇÃO BRASILEIRA (CATEGORIAS DE BASE E PRINCIPA

ODAIR TEODORO DA SILVA, parceiro da antiga dupla “Zé Tapera e Teodoro”, atualmente faz dupla com o cantor Sampaio, sendo conhecido em todo o Brasil como “TEODORO E SAMPAIO”. Sendo proprietário residente no município de Santa Mercedes há mais de 06 (seis) anos.

FRANCISCO ALMIR BEZERRA (“ MIMI ”), Professor de Adestramento de Animais de reconhecimento internacional, de modo que, já ministrou cursos na cidade de Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos da América e em todo o Brasil. Sendo um criador importante de cavalos da raça Quarto-de-Milha. Em sua propriedade em Santa Mercedes, denominada “ RANCHO LUCIANA ”, há um relevante Centro de Reprodução Eqüina e um reconhecido Centro de Adestramento de Animais.  

ELIANE GOMES FABRI, nascida aos 26 de abril de 1971 em Santa Mercedes formada pela FEIS-UNESP de Ilha Solteira em Engenharia Agronômica, Mestre em Agronomia, área de concentração Fitotecnia/Horticultura e doutorado em andamento na mesma área pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo-ESALQ/USP. Eliane tem vários artigos publicados em revistas da área agronômica de circulação nacional como, por exemplo, a Globo

Rural entre outras. Ela também tem participação efetiva em eventos científicos nacionais e internacionais, participando com a divulgação de resultados de pesquisa por ela realizada. Atualmente é Pesquisadora Científica II do Instituto Agronômico de Campinas, atuando na área de Plantas Medicinais e Aromáticas com destaque para a cultura do urucum de grande expressão na região da Alta Paulista. Recentemente participou da autoria do livro “URUCUM”, SISTEMAS DE PRODUÇÃO PARA O BRASIL Editado juntamente com os Engenheiros Agrônomos: Camilo Flamarion de Oliveira Franco, Miguel Barreiro Neto, Marcelo Hussar Manfiolli, e com as Engenheiras Márcia Nalesso Costa Harder e  Neusa Gomes de Almeida Rucker e lançado no dia 19 de fevereiro de 2008 no Instituto de Tecnologia de Alimentos/ITAL-Campinas-SP.



Espalhe por aí


Portal da Transparência
Contas: On-Line

Notícias da Câmara
Fique po dentro...

Licitações
Pregões, Tomada de Preços, editais...

Publicações Oficiais
...

© 2017, CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA MERCEDES, Todos os direitos reservados. Atualizado: 10/10/2017 09:09:09